Quais os impactos da reforma tributária no mercado logístico nacional?
- Elos

- 21 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de out. de 2024
Entenda como o viés tributário dará lugar a experiência do cliente e qualidade de entrega com as novas mudanças.

A Reforma Tributária vai causar mudanças no mercado logístico nacional e, pelo menos inicialmente, aumentará a concentração no eixo Rio-São Paulo.
Atualmente as empresas tomam suas decisões sobre localização de centros de distribuição se baseando nas regiões por onde entrarão suas importações, construindo suas fábricas levando em consideração os benefícios fiscais dos municípios.
Com a reforma prestes a ocorrer, o imposto será cobrado diretamente no consumo, levando ao encerramento das disputas entre municípios e estados para atrair investimentos. Dessa vez, a proximidade com o mercado consumidor volta a ser o motivo principal a pautar as decisões das empresas.
Mesmo que a previsão de que o novo sistema tributário esteja implementando a partir de 2033, as empresas já começam a levar essa nova realidade em conta em seus projetos de investimentos de médio e longo prazo.
A mudança tributária trará um senso de urgência às companhias, que deverão reavaliar as estratégias logísticas e tributárias, antecipando os impactos econômicos por segmento e mercado.
Com a nova perspectiva de mercado, as renovações de aluguéis de galpões passarão por revisões visando essa mudança na regra tributária.
A tendência é que o eixo Rio-São Paulo aumente ainda mais seu protagonismo no mercado logístico nacional, uma vez que a região sudeste apresenta hoje melhor infraestrutura rodoviária para distribuição de produtos e está localizada perto do maior mercado consumidor brasileiro.
Em resumo, as áreas logísticas voltarão a pensar no negócio focando na experiência do cliente e qualidade de entrega, deixando de ter um viés tributário para decidir onde irão se estabelecer.
A Elos possui mais de 25 anos de experiência em consultoria de viabilidade de negócios e pode auxiliar a sua empresa em análises apuradas que abrangem visão mercadológica, técnica, comercial e financeira, coordenando todas as etapas do projeto até a ocupação de um novo imóvel.
Texto de Vinícius Lima, Gerente de Negócios Imobiliários - Industrial/Logístico na Elos.




Comentários