Flight to Quality
- Elos

- 1 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de out. de 2024

Nos últimos anos vemos uma expressiva entrega de novos galpões por todo território nacional.
Mas, mesmo com esses novos galpões sendo adicionados ao estoque total de maneira constante, a taxa de vacância segue estável e em um patamar excelente.
Isso se dá porque grande parte desses novos galpões estão sendo ocupados pelas empresas em um movimento chamado "FLIGHT TO QUALITY".
Esse movimento se dá quando uma empresa já situada em um galpão, decide em migrar para um galpão de melhor qualidade. E essa ação será um grande gerador de demanda para o mercado logístico do país. Veja dois motivos que atestam isso.
Primeiro é que uma empresa estar em um galpão de qualidade inferior pode significar mais gastos e não economia. Um galpão 'stand alone' ou um galpão de rua geralmente possui uma baixa eficiência logística o que aumenta a necessidade de mais área locada.
Para se ter uma ideia do tamanho da demanda que esse movimento pode gerar, análise que, em média, mil metros quadrados em um galpão classe A, equivaleria a três mil metros quadrados em um galpão de classe inferior.
Agora quando vemos que no país hoje existem algo em torno de 170 milhões de m² em galpões de rua em todo país, isso nos mostra claramente a quantidade de empresas que necessitam de uma modernização em suas atividades e como o movimento de Flight to Quality traz uma demanda significativa no mercado logístico nacional.
O segundo ponto é que vemos muitas empresas já estabelecidas, às vezes até em galpões classe A, mas que estão buscando se enquadrar nos padrões de ESG. Isso leva a uma procura muito grande por prédios sustentáveis e que contam com certificações que atestam isso.
Excelentes empresas estão em galpões classe A mas que, por terem um padrão construtivo um pouco mais antigo, não atendem a esse quesito moderno.
E existem muitas empresas bem estabelecidas em seus galpões, mas que internamente já avaliam a necessidade de mudança para um lugar mais sustentável.
Quando nos atentamos para esses dois motivos, fica evidente que o movimento Flight to Quality será um gerador de demanda para o mercado logístico nacional por um bom tempo e isso movimentará o mercado de maneira relevante.
Já conhecia o Flight to Quality? Concorda com esse ponto de vista?




Comentários